às 08:19:00

Os acadêmicos de medicina e odontologia de Palmas promovem ação solidária na Micro Região do Jalapão.

A cidade de São Félix do Tocantins, recebeu no ultimo sábado, dia 09 de março, acadêmicos dos Cursos de Medicina e Odontologia do ITPAC Palmas, de Palmas – Tocantins, para uma ação solidária, visando a promoção e prevenção em saúde.

A ação intitulada “Missão Jalapão”, saiu de Palmas dia 08 de março, com 40 voluntários distribuídos entre professores, colaboradores e alunos da instituição e atendeu cerca de 250 pessoas entre crianças e adultos.

A cidade de São Félix fica a aproximadamente 263km da capital e tem uma população de 1.555 (IBGE, 2010). O município conta com 1 unidade básica de saúde, 2 médicos, 1 dentista e o hospital de referência mais próximo fica a 263 km de distância, na capital, Palmas Tocantins.

 

Sobre o ITROTE:

O ITROTE é o trote oficial da instituição, organizado pelos acadêmicos dos segundos períodos dos cursos de Medicina e Odontologia, estando na sua segunda edição. Neste primeiro semestre de 2019 os alunos lançaram desafios como arrecadação de alimentos, doação de sangue, cadastro de medula óssea e ainda um show de talentos. Nestas ações foram arrecadados, quase 3 toneladas de alimentos não perecíveis, 18 litros de sangue nas vésperas do carnaval e 48 cadastros de medula óssea. 

Como prêmio, a equipe vencedora do ITROTE viajou para o Jalapão para participar da Primeira Missão Jalapão que aconteceu na cidade de São Félix do Tocantis, que fica a aproximadamente 263 km da Capital.

 

A Missão Jalapão

A Missão Jalapão foi uma ideia que surgiu em uma roda de conversas e que foi abraçada por todos, apoiada pela IES e imediatamente colocada em ação. Na Missão foram oferecidos os seguintes atedimentos médicos e odontológicos: testes de glicemia, anamnese, avaliação de peso e altura, aferição de pressão arterial, atedimento médico, orientação de escovação infantil, palestra sobre prevenção de câncer de boca bem como seu rastreio, atendimento de fisioterapia como orientação de postura, além de brincadeiras lúdicas com as crianças, lanches e distribuição de 2 toneladas de alimentos não perecíveis para famílias.

Ao todo foram 65 atendimentos médicos, duas toneladas de alimentos entregues e 50 atendimentos odontológicos individuais de prevenção de cancer de boca.

Dos atendimentos médicos e odontológicos realizados, alguns casos médicos serão encaminhados para tratamentos específicos em Palmas e os casos odontológicos serão encaminhados para a Clínica Escola da Instituição.  

 


Fonte: