às 09:32:00

Professor Raimundo Célio Pedreira receberá homenagem na 39º Semana da Cultura de Porto Nacional

Médico, Professor e Poeta, Raimundo Célio Pedreia receberá o título de Paraninfo Regional

Professor Raimundo Célio Pedreira receberá homenagem na 39º Semana da Cultura de Porto Nacional

A 39º Semana da Cultura de Porto Nacional irá homenagear Raimundo Célio Pedreira, Poeta Tocantinense, como Paraninfo Regional.  A jornada literária deste Portuense iniciou na Tenra Juventude, no Colégio Sagrado Coração de Jesus, com o apoio e ensinamentos da Professora Orcina Gomes Mascarenhas, deu início a seus textos no formato “redação”. A professora percebendo o talento do aluno com a escrita, orientou os livros dos maiores poetas brasileiros da época. Foi dado os primeiros passos do aluno do cerrado com Eli Brasiliense, Drumond, Vinicius, Bandeira e Quintana.

O portuense, professor, médico e poeta, teve duas de suas obras indicadas para prova de vestibular da Universidade Pública do Tocantins (Unitins). No ano de 2013, a Unitins escolheu a primeira obra do poeta “Porta” como obra regional. Em 2019 a Universidade Federal do Tocantins (UFT) recebeu da academia Tocantinense de Letra a orientação do livro “As Tocantinas” como obra regional para ser usada no vestibular.

Aos 16 anos, foi estudar em Minas Gerais e levou consigo o livro “ Poemas do povo da Noite” obra do poeta portuense Pedro Tierra (Hamilton Pedeira), Ator considerado Por Célio como o maior poeta brasileiro vivo e responsável, por libertar sua poesia para uma escrita habitada no mais simples  do seu lugar ( Rios, sol, pessoas, mato, animais).  São nove livros publicados entre 2002 e 2019, entre eles um em parceria com Elizeu Lira e outro com Eliseu, Sitõe e Torres. Obras que conquistaram os leitores e são objetos de estudos e pesquisas da literatura tocantinense.

Atualmente, o poeta é reconhecido e apreciado nas redes sociais. Onde utiliza desse meio de comunicação para publicar suas produções poéticas, dando destaque para os livros “Escritos sensíveis à Luz” e “Míudos- Poesias para Comer”.

Célio Pedreira é médico, farmacêutico e bioquímico, professor no ITPAC Palmas, ITPAC Porto Nacional e na UFT. Trabalha no Hospital Regional de Porto Nacional há mais de 20 anos, e por dois mandados, Secretário da Saúde de Porto Nacional. É membro fundador da ALAPORTO (Academia de Letras e Artes de Porto Nacional) e da ATL ( Academia Tocantinense de Letras). Atualmente exerce a função de Diretor de Comunicação e Imprensa no Sindicato dos Médicos do Estado do Tocantins.


Fonte: