às 09:32:00

Acadêmicas do curso de Medicina do ITPAC Palmas tem resumo aprovado em congresso internacional.

Mapas conceituais e PBL: o desafio dos estudantes de medicina no raciocínio critico-reflexivo no Ensino a Distância durante a pandemia do COVID é o título do trabalho agora interncaional.

Acadêmicas do curso de Medicina do ITPAC Palmas tem artigo aprovado em congresso internacional.

Cinco acadêmicas do curso de Medicina do ITPAC Palmas, sob orientação da professora Ana Macartney de Sousa Marinho, tiveram seu trabalho inscrito e aprovado no Congresso Internacional The Network: Towards Unity for Health (TUFH) – 2020. O título do trabalho é: Mapas conceituais e PBL: o desafio dos estudantes de medicina no raciocínio critico-reflexivo no Ensino a Distância durante a pandemia do COVID e foi realizado no semestre de 20201/1, quando as alunos cursavam o 4º período do curso.

Hoje no quinto período do curso e cheias de orgulho de mais uma grande conquista acadêmica, as alunas: Tauane Vechiato; Giselle Menezes Gomes; Íngria Correia Da Costa Morais Modesto; Anielle Lima Martins Santos e Marcella Crystina Ramos Queiroz autoras do projeto, responderam algumas perguntas sobre o projeto, que hoje é internacional.  

Sobre a a motivação para o trabalho elas responderam:

“Desde o início da Pandemia do COVID – 19, o mundo vivência mudanças em vários setores, um desses setores é a educação. Para não interromper o semestre e até mesmo o ano de 2020 o ensino teve que se adaptar ao modo EAD – ensino a distância e no ITPAC Palmas experimentamos o REAR - Regime Especial de Aprendizagem Remota.

O nosso principal questionamento enquanto acadêmicas foi: Como realizar o PBL à distância? Para tal, O ITPAC Palmas passou a contar/oferecer, plataformas de reuniões, onde temos aulas, bate papos e APG’s online, para conclusão dessa última devíamos confeccionar mapas conceituais. As APG’s tiveram um “tratamento “especial pelos estudantes, que por muitos são consideradas “as meninas dos olhos”, pois aqui tínhamos a oportunidade de conviver uns com os outros de uma forma mais próxima, mesmo que distantes.

Sobre os desafios e também sobre a aprovação, disseram:

E foi nesse contexto que nosso grupo de APG, foi inspirado-inspirador no teor da palavra mesmo, (Inspiração significa: Ideia repentina e momentânea, normalmente genial; iluminação, algo ou alguém que inspira, que incita a capacidade de criação) – isso ocorreu por nossa tutora, a professora Ana Macartney de Sousa Marinho. Ela nos motivou, encorajou e desafiou durante todo período, sendo uma peça primordial na construção do nosso aprendizado e como se não bastasse, na realização de um projeto que contasse toda nossa experiência durante esse período, na realização das APGs e confecção dos mapas conceituais."

E então fomos convidadas por nossa tutora a inscrever nosso projeto em um Congresso Internacional, o The Network: Towards Unity for Health (TUFH) – 2020 e é com muito orgulho, emoção e sentimento de gratidão que representaremos a nossa instituição, o ITPAC Palmas neste evento.

O Congresso

Congresso Internacional: The Network: Towards Unity for Health (TUFH) – 2020, é uma rede organizacional internacional que promove serviços de saúde, educação e pesquisa equitativos, orientados para a comunidade, com o objetivo de melhorar a saúde local e globalmente. O TUFH 2020 acontecerá virtualmente nos dias de 23 a 25 de setembro de 2020, sendo transmitido do México. Site do evento: https://tufh2020.com/ 


Fonte: