às 11:33:00

Missão Jalapão 2021/2

Trote solidário do ITPAC Palmas leva mais uma Missão Jalapão para a Cidade de São Felix do Tocantins.

No dia 14 de novembro foi realizada mais uma edição da Missão Jalapão, em São Félix do Tocantins, a cidade fica a aproximadamente 263km da Capital Palmas e tem uma população de 1.555 habitantes (IBGE, 2010).

 A Missão Jalapão é um projeto social que visa a promoção da saúde e prevenção de doenças, ligada ao trote solidário da instituição e nesta edição contou com a participação de colaboradores, docentes e (48) acadêmicos dos cursos de Medicina e Odontologia, do ITPAC Palmas, que foram divididos entre 8 estações de atendimento médico e odontológico, doação de brinquedos, doação de roupas, oficina de primeiro socorros e distribuição de alimentos.

Nesta III Edição da Missão Jalapão, foram montadas estações de atendimento para triagem médica de Índice de Massa Corporal - IMC, CA, Pressão Arterial – PA, Glicemia e ainda contamos com o apoio dos médicos: Drª Denise Ramos Costa e Drº Cristiano Costa que atenderam em dois consultórios médicos, um total de (32) pacientes.

Nas estações odontológicas, contamos com o apoio profissional das cirurgiãs-dentistas, Yamba Carla Lara e Fabiana Ferreira Alves, que acompanharam os acadêmicos nas orientações de escovação para a crianças e distribuição kits de higiene bucal. Ao todo foram (170) atendimentos realizados.

Uma novidade nesta edição foram as oficinas de primeiros socorros, ministradas pelos acadêmicos da instituição, para a população em geral, com o foco em engasgo de crianças e adultos e acidentes ofídicos, situações recorrentes na região.

Além das atividades acima, foram mantidas as atividades lúdicas com as crianças, distribuição de cachorro-quente, doação de roupas e a doação de (988) kg de comida para famílias da região, ao todo foram (76) famílias beneficiadas com cestas de alimentos não perecíveis.

Para Taynara Ribeiro, acadêmica de medicina do ITPAC Palmas e Coordenadora do Projeto “A missão Jalapão, voltou após um momento atípico, marcado não somente pela pandemia da Covid-19, mas também por luta, resiliência e solidariedade. Conseguimos, mesmo com a pandemia, manter firme o trabalho voluntário, doando cerca de 3 toneladas de alimentos, somando os anos de 2020 e 2021, para a população de São Félix. E agora voltamos as atividades presenciais, com esta ação, trazendo os acadêmicos de medicina e odontologia para viver a experiência única que é atender uma população diferente da que temos contato em nosso ambulatório acadêmico. ” 

 

Sobre o ITROTE

O ITROTE é o trote do ITPAC Palmas e tem como objetivo a integração interna entre acadêmicos calouros e veteranos e também a integração na sociedade, por meio de atividades sociais planejadas. O Projeto busca instruir esses acadêmicos na busca de alternativas para ajudar a sociedade carente de Palmas e região por meio de ações diversificadas de atuação em grupo, trabalho em equipe, inovação e colaboração. 

Sobre o Projeto Missões 

O projeto Missões, fundado em 2019/1, foi idealizado durante uma roda de conversa entre alunos, com o objetivo de fazer a diferença nos lugares com maior necessidade de acesso à saúde e qualidade de vida. 

Em 2019/2, o projeto MISSÕES – Missão Jalapão, foi o ganhador do prêmio AFYA MED - encontro nacional de estudantes de medicina do grupo Afya, sendo o ITPAC Palmas, a mais nova participante e o projeto com maior impacto social apresentado no evento.

 Confira aqui todas as fotos da Missão Jalapão 

 

 


Fonte: