às 08:28:00

Trote de Medicina e Odontologia tem como objetivo o apoio à Região Do Jalapão.

Cerca de 3,5 toneladas de alimentos e 450 kits de higiene íntima e bucal foram arrecadados em Trote Solidário e serão doados à Região do Jalapão.

Trote de Medicina E Odontologia tem como objetivo o apoio à Região Do Jalapão.

No dia 26 de abril de 2021, foi finalizado a VI Edição do ITROTE, com a divulgação da equipe vencedora. Nessa edição a equipe de número 4, coordenada por Higor Parrião (acadêmico do 6º período de Medicina), foi a equipe premiada com o 1º lugar. Com gestão participativa e bastante atuante, a presidente, Géssica Adorno (acadêmica do 4º período de Medicina), a vice presidente, Scharlet Lóis (acadêmica do 5º período de Odontologia), e demais membros da Comissão Organizadora, brilharam no quesito organização.

Com o envolvimento e empenho de todos, foram arrecadadas cerca de 3,5 toneladas de alimentos, 150 kits de higiene bucal e 300 kits de higiene íntima, e ainda, 13 cadastros para doadores de medula óssea e 77 doações de sangue.

Os alimentos e os kits de higiene Bucal e íntima arrecadados, serão destinadas ao projeto “MISSÕES – Missão Jalapão”, com doações realizadas para a população do município de São Félix do Tocantins (região do Jalapão).

As doações já foram iniciadas, mas devido à pandemia, as entregas estão sendo realizadas pela acadêmica do 6º período de Medicina do ITPAC Palmas, membro fundadora do projeto e também enfermeira efetiva do quadro municipal de saúde de São Félix, Taynara Ribeiro, e equipe de apoio local. As entregas estão sendo realizadas seguindo as normas de enfrentamento da Covid-19, instituídas pelo Município, com distribuição na região, tanto na zona urbana como na zona rural de São Félix do Tocantins.

Somando mais ainda ao projeto, o ITPAC PALMAS também realizará a doação de 12 mesas e cadeiras para refeitório da Prefeitura Municipal de São Félix do Tocantins.

Diante dos resultados alcançados, é importante registrar nosso agradecimento às equipes envolvidas, como também aos apoiadores, participantes e as empresas Dental Vida Farma e Auto Posto Jalapão Esperança, que apoiou o projeto com patrocínio. Diante deste momento de grande sofrimento e perdas que temos vivido, ver alunos engajados em ações de responsabilidade social nos aquece o coração de maneira singular.

Sobre o ITROTE
O ITROTE é um projeto de fim social, cultural e educacional que visa aplicar de forma consciente a interação entre alunos na sociedade que se aplica, por meio de atividades planejadas. O objetivo do projeto é instruir esses estudantes em busca de alternativas para ajudar a sociedade carente de Palmas e região, sendo que durante o processo ensina formas diversificadas de atuação em grupo, trabalho em equipe e inovação.

Em sua primeira edição, levou alunos para São Félix do Tocantins, com o apoio do ITPAC – Palmas. Durante a realização do evento, os acadêmicos dos cursos de Odontologia e Medicina são apresentados a uma realidade diferente do cotidiano da faculdade, onde podem colocar em prática parte dos seus conhecimentos, já adquiridos com o apoio de professores e da equipe da Instituição.

Sobre o Projeto Missões
O projeto Missões, fundado em 2019/1, foi idealizado durante uma roda de conversa entre alunos, com o objetivo de fazer a diferença nos lugares com maior necessidade de acesso à saúde e qualidade de vida.

Em 2019/02, o projeto MISSÕES – Missão Jalapão foi o ganhador do prêmio AFYA Med, encontro de estudantes de medicina do grupo Afya, sendo a instituição a mais nova participante e o projeto com maior impacto social apresentado no evento.


Fonte: