às 10:38:00

Acadêmicos de Medicina do ITPAC Palmas tem artigo publicado na revista Research, Society and Development

Acadêmicos foram orientados pela professora Dra Lorena Dias Monteiro redigiram um relato de experiência

Acadêmicos de Medicina tem artigo publicado na revista Research, Society and Development

Os acadêmicos do curso de Medicina do ITPAC Palmas, Mariana do Prado Borges, Augusto Wickert Schaedler, Felipe Batista Rezende, Jordana Lúcio Garcia, Ana Lídia de Campos Lico, Guilherme Wickert Schaedler, Marcella Crystina Ramos Queiroz, Aline Alves de Oliveira e Thales Arthur Cotolengo de Pina sob a orientação da Professora Doutora Lorena Dias Monteiro, redigiram um relato de experiência sobre a importância do portfólio crítico-reflexivo no desenvolvimento de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes médicas durante a graduação de medicina, o qual resultou na publicação do artigo científico “A importância do portfólio critico-reflexivo na graduação de medicina: uma experiência acadêmica”, na revista Research, Society and Development de Qualis B2, indexada na plataforma sucupira.

Segundo Mariana do Prado Borges, acadêmica de medicina do 8º período, diretora cientifica da Liga Acadêmica de Saúde da Mulher do ITPAC Palmas e uma das autoras do trabalho, este relato de experiência tem como propósito relatar a importância do portfólio crítico-reflexivo no desenvolvimento de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes médicas durante a graduação de medicina. Ao fazermos uma releitura das experiências vivenciadas no período de 01 de agosto de 2017 a 30 de junho de 2019 por acadêmicos de medicina da Faculdade ITPAC Palmas- TO durante as aulas práticas do módulo de Integração Ensino Serviço Comunidade concluímos que o uso do portfólio contribuiu para o aprendizado e desenvolvimento de competências que tornam os acadêmicos mais ativos, investigadores críticos, abertos ao diálogo e ao novo.

Desde o primeiro período os alunos são inseridos nos Centros de Saúde da Comunidade do Município de Palmas no intuito de construir nexos teóricos e práticos relacionados ao Sistema Único de Saúde e a cada encontro semanal há produção de uma lauda do portfólio com uma narrativa sobre a experiência vivenciada e sua análise crítica-reflexiva. No fim do período os acadêmicos entregam os portfólios e recebem uma devolutiva do tutor ressaltando aspectos sobre conhecimentos, habilidades e atitudes.

Em entrevista à nossa página a professora Lorena Dias Monteiro afirma ainda que a dinâmica proposta pelo portfólio crítico-reflexivo permite aos acadêmicos o reconhecimento das diversas situações de saúde em sua singularidade por meio do pensamento e imaginação. Ainda de acordo com ela as trocas de experiências relatadas proporcionam aos estudantes o entendimento e julgamento das situações possibilitando a criação de percepções, pensamentos, valores e aperfeiçoamento de habilidades e atitudes médicas diante do paciente e equipe de trabalho, corroborando assim para uma graduação humanizada.

Sobre o estudo

Este relato de experiência tem como propósito relatar a importância do portfólio crítico-reflexivo no desenvolvimento de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes médicas durante a graduação de medicina. Metodologia: Trata-se de experiências vivenciadas no período de 01 de agosto de 2017 a 30 de junho de 2019 por acadêmicos de medicina da Faculdade ITPAC Palmas- TO durante as aulas práticas do módulo de Integração Ensino Serviço Comunidade. Desde o primeiro período os alunos são inseridos nos Centros de Saúde da Comunidade do Município de Palmas no intuito de construir nexos teóricos e práticos relacionados ao Sistema Único de Saúde. A cada encontro semanal há produção de uma lauda do portfólio com uma narrativa sobre a experiência vivenciada e sua análise crítica-reflexiva. No fim do período os acadêmicos entregam os portfólios e recebem uma devolutiva do tutor ressaltando aspectos sobre conhecimentos, habilidades e atitudes. Resultado e Discussão: A dinâmica proposta pelo portfólio crítico-reflexivo permite aos acadêmicos o reconhecimento das diversas situações de saúde em sua singularidade, por meio do pensamento e imaginação. As trocas de experiências relatadas proporcionam aos estudantes o entendimento e julgamento das situações, possibilitando a criação de percepções, pensamentos, valores e aperfeiçoamento de habilidades e atitudes médicas diante do paciente e equipe de trabalho, corroborando para uma graduação humanizada.

Sobre o ITPAC Palmas

O ITPAC Palmas faz parte do Grupo Afya Educacional, líder em educação médica do Brasil e iniciou suas atividades na capital do Tocantins em agosto de 2017, ofertando os cursos de Medicina e Odontologia. Hoje com sede própria, localizada na quadra ACSU SO 70, Rua NS 01, Conj. 02, Lote 03 - Plano Diretor Sul, Palmas - TO, a instituição que tem conceito máximo junto ao MEC, presta serviços de atendimento médico e odontológico à sociedade de Palmas, de maneira gratuita e credenciada à rede pública, por meio de seu Ambulatório Acadêmico de Medicina e Clínica Escola de Odontologia.


Fonte: