às 17:20:00

VIII Edição da Missão Jalapão é Marcada por Palestras, Doações, Cine Kids, Atendimentos Médicos e Odontológicos

VIII Edição da Missão Jalapão é Marcada por Palestras, Doações, Cine Kids, Atendimentos Médicos e Odontológicos

Aconteceu, nos dias 17 e 18 de junho de 2022, na cidade de São Félix do Tocantins, Portal do Jalapão, a VIII Edição da Missão Jalapão, evento de extensão do ITPAC Palmas, organizado por alunos e subsidiado pela Instituição, e tem como objetivo a integração acadêmica e a responsabilidade social. Participam da Ação acadêmicos dos grupos inscritos no ITROT, o trote da instituição.

Esta edição da Missão aconteceu em (3) etapas, divididas entre a sexta-feira e o sábado, e contou a com a colaboração de 26 discentes e 6 colaboradores do ITPAC Palmas e seguiu a seguinte programação:

Na manhã da Sexta-feira, dia 17/06, foram realizadas palestras de promoção da saúde (pediculose e saúde bucal), Cine Saúde Kids, com filme para descontração das crianças, com direito a pipoca e refrigerante, e após o filme houve orientações sobre escovação e entrega dos kits de saúde bucal infantil.

E, na noite do mesmo dia, sexta-feira, 17/06, a palestra de promoção da saúde foi voltada para os adultos, com o tema sobre tabagismo e etilismo. Houve ainda a entrega de (64) cestas básicas para as famílias previamente selecionadas pelas irmãs da paróquia, e a entrega de roupas, ambos arrecadados durante o ITROTE 2022/1 e, ainda, a distribuição de um delicioso lanche (cachorro-quente e refrigerante) para a comunidade presente.

Na manhã do Sábado, dia 18/06, foi realizada a ação mais esperada pela população, a ação de atendimento médico e odontológico na Unidade Básica de Saúde UBS da cidade. Atenderam a população nesta edição o Médico, Dr° Luiz Fernando Floresta Feitosa e a Cirurgiã Dentista, Fabiana Ferreira Alves. Foram realizados (16) atendimentos médicos e (17) atendimentos odontológicos, destes, (10) foram cirurgias urgentes, possíveis, apenas porque tínhamos a estrutura do consultório móvel.

Para a acadêmica Taynara Ribeiro, “Esta edição foi diferente das outras, pois conseguimos trabalhar através de palestras educativas com crianças e adultos, promoção e prevenção de saúde. Os alunos participaram e trouxeram através das falas, educação em saúde. Mais que uma ação para doação de alimentos, o projeto conseguiu promover nos alunos, uma visão humanitária do cuidado. Além dos atendimentos médicos no município, conseguimos atender demandas odontológicas do povoado Quilombola da região e isso foi um grande marco, tanto para essa população como para os acadêmicos. Vivemos intensamente esses dois dias e tivemos mais uma edição de sucesso! ”

Sobre o ITROTE:

O ITROTE é o trote do ITPAC Palmas e tem como objetivo a integração interna entre acadêmicos calouros e veteranos e também a integração na sociedade, por meio de atividades sociais planejadas. O Projeto busca instruir esses acadêmicos na busca de alternativas para ajudar a sociedade carente de Palmas e região por meio de ações diversificadas de atuação em grupo, trabalho em equipe, inovação e colaboração. 

Como prêmio, a equipe vencedora do ITROTE ganha o direito de viajar para o Jalapão e participar da Missão Jalapão.

Sobre a Missão Jalapão

A Missão Jalapão é um projeto de extensão do ITPAC Palmas  que surgiu em uma roda de conversa entre alunos e que foi abraçada e apoiada pelo ITPAC Palmas. Na Missão, são oferecidos atendimentos médicos, odontológicos, orientação de escovação infantil, palestras de promoção da saúde, brincadeiras lúdicas com as crianças, lanches, distribuição de alimentos não perecíveis e doação de roupas.


Fonte: