Metodologias Ativas e Práticas Inovadoras

APRESENTAÇÃO DO CURSO

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

           A Educação em seus diferentes níveis, evidencia contextos emergentes oriundos de mudanças impulsionadas pelas transformações social, econômica e política em que está inserida. O ensino superior apresenta complexidade nos processos, uma vez que a sociedade passa por acelerada mudança, sendo caracterizada como sociedade da informação e/ou do conhecimento e o desafio das instituições hoje é acompanhar tais mudanças.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

         A FAHESA/ITPAC Palmas busca a atualização constante, considerando a diversidade e a heterogeneidade, se ajustando e agindo em prol das mudanças sociais. As metodologias ativas são concepções pedagógicas adotas pelos cursos da instituição, as quais tem como base o conhecimento prévio, a autonomia intelectual discente, a problematização e a contextualização.

A partir do cenário apresentado, o curso de Pós-Graduação em Metodologias Ativas e Práticas Inovadoras vem possibilitar aos atores envolvidos no processo educacional dos diferentes níveis de ensino, a reflexão, o conhecimento e a prática relacionada a contextos emergentes e ativos dos processos de ensino e aprendizagem.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

PÚBLICO ALVO

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Professores Universitários das diferentes áreas de conhecimento; professores das redes públicas e privadas de ensino; Coordenadores Pedagógicos; Diretores de Escola; Especialistas em Educação e demais áreas correlatas que demonstrem interesse em novas metodologias de ensino e técnicas inovadoras na área educacional.


COORDENAÇÃO

Profa. Dra. Cristina Zanettini Ribeiro

(http://lattes.cnpq.br/3936301335059518)

Possui graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2007) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestrado (2010) e Doutorado (2015) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua em temas relacionados à Educação Superior e suas políticas de C&T, Interdisciplinaridade, formação docente, expansão da educação superior e arquiteturas acadêmicas. É professora titular da FAHESA/ITPAC PALMAS, coordenadora do Núcleo de Aprendizagem e Experiência Docente (NAPED).


MÓDULOS / DISCIPLINA / DATAS PREVISTAS

MÓDULOS

DISCIPLINA

Datas Previstas

1

Contextos Emergentes em Educação

03 a 05 de agosto de 2018

2

Ensino e Aprendizagem em Contextos Inovadores

31 de agosto a 02 de setembro de 2018

3

Práticas de linguagem e construção de sentidos na modernidade recente

05 a 07 de outubro de 2018

4

Métodos de Ensino e Pesquisa

09 a 11 de novembro de 2018

5

Aprendizagem Baseada em Problemas I (Problem-Based Learning – PBL)

07 e 08 de dezembro de 2018

6

Aprendizagem Baseada em Problemas II (Problem-Based Learning – PBL)

01 a 03 de fevereiro de 2019

7

Possibilidades para Aprendizagem Baseada em Equipes (Team Based Learning – TBL)

01 a 03 de março de 2019

8

O uso de Redes Sociais nos processos de ensino e aprendizagem

30 de março a 01 de abril de 2019

9

Aprendizagem Baseada em Games (Game-Based Learning)

03 a 05 de maio de 2019

10

Aprendizagem Baseada em Projetos I

31 de maio a 02 de junho de 2019

11

Aprendizagem Baseada em Projetos II

05 a 07 de julho de 2019

12

Ensino Híbrido (Blended Learning)

02 a 04 de agosto de 2019

13

Design Thinking I

13 a 15 de setembro de 2019

14

Design Thinking II

04 a 06 de outubro de 2019

15

Trabalho de Conclusão de Curso e Seminário Final

Novembro e dezembro de 2019

 

 

 

INFORMAÇÕES GERAIS

CH: 360 Horas

100% presenciais

Duração do Curso: 18 meses

Valor do curso: 18 X R$ 349,00