Pesquisa

A pesquisa científica é a aplicação prática de um conjunto de métodos de investigação utilizados por um pesquisador para o desenvolvimento de um estudo baseado em hipóteses, vinculada ao ensino e extensão. Para professores e graduandos, a produção científica é importante tanto no aspecto curricular quanto na atuação profissional. O ITPAC Palmas propõe a institucionalização de atividades de pesquisa por meio do incentivo a projetos de Iniciação Científica, bem como a criação de Grupos de Pesquisadores.

As atividades de pesquisa na IES devem seguir o Regulamento e a Política de Pesquisa, que podem ser conferidos aqui:

Para executar uma pesquisa vinculada ao ITPAC Palmas, é necessário submeter o projeto de pesquisa para aprovação junto à COPPEX.

Projetos de pesquisas que envolvam seres humanos ou animais devem ser previamente submetidos a um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) ou Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA), antes de ser submetido à COPPEX.

O ITPAC Palmas é vinculado ao CEP da UNITPAC Araguaína e os projetos a serem desenvolvidos no âmbito da IES deverão ser direcionados para aquele CEP.

Link: https://www.unitpac.com.br/sites/comite-de-etica-em-pesquisa/apresentacao

Projetos de Pesquisa envolvendo seres humanos a serem realizados no âmbito das repartições públicas vinculadas à Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) deverão ser submetidos à Comissão de Avaliação de Projetos e posteriormente ao CEP da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (FESP).

Projetos de Pesquisa envolvendo seres humanos a serem realizados no âmbito das repartições públicas vinculadas à Secretaria Estadual de Saúde (SESAU) deverão ser submetidos à Comissão de Avaliação de Projetos do ETSUS e posteriormente ao CEP da UNITPAC Araguaína.

Somente com o recebimento do parecer de aprovação do CEP ou CEUA a COPPEX institucionalizará os referidos projetos.

Ao preencher o formulário de projeto de pesquisa a ser enviado à COPPEX, é muito importante que seja feito o detalhamento dos insumos (quantidade, especificação e custos) e/ou recursos a serem utilizados na pesquisa, bem como do cronograma das atividades.

Confira aqui o modelo de projeto de pesquisa a ser enviado à COPPEX:

Para projetos de pesquisa aprovados, os alunos bolsistas e/ou voluntários vinculados deverão preencher o Termo de Compromisso do aluno antes de iniciar as atividades. Além disso, Relatórios Parciais referentes às ações deverão ser enviados mensalmente à COPPEX, conforme o Regulamento de Pesquisa.

Confira aqui o Termo de Compromisso do aluno e o formulário de Relatório Parcial de pesquisa:

Ao término do período de vigência do projeto, é necessário enviar à COPPEX o Relatório Final de pesquisa, para a emissão dos certificados aos acadêmicos, colaboradores e professores envolvidos.

Confira aqui o formulário de Relatório Final de pesquisa:

Caso algum aluno deseje se desligar de um projeto de pesquisa, o professor orientador deve preencher a Carta de Desligamento com o nome, CPF e matrícula do aluno e enviar para a COPPEX, indicando um novo bolsista ou voluntario para ocupar o cargo conforme a natureza da vacância.

Confira aqui o modelo de Carta de Desligamento do aluno:

Casos omissos poderão ser resolvidos junto à COPPEX.