SINAES

O Ministério da Educação criou em 2004 o SINAES – Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. Esse sistema tem três pilares principais para avaliar a qualidade do ensino superior no Brasil: o ENADE – Exame Nacional de Desempenho do Estudante, a ACG – Avaliação dos Cursos de Graduação, promovida pelo INEP e a Avaliação Institucional, na qual cada instituição é responsável por avaliar seus diversos aspectos, incluindo todos os segmentos da comunidade acadêmica.

A avaliação institucional é conduzida pela CPA – Comissão Própria de Avaliação e os dados podem ser obtidos por meio da aplicação de questionários, análise de documentos, análise de dados de matrícula, corpo docente, entre outros. Os resultados serão publicados e discutidos com a comunidade acadêmica de forma que todos possam contribuir para a resolução dos problemas detectados, bem como para a manutenção dos pontos fortes encontrados. Além disso, o relatório final deve ser encaminhado para o INEP, que irá utilizá-lo para compor a avaliação geral da instituição.

Mais que uma obrigação regida pela lei, a avaliação institucional é um excelente instrumento para a gestão acadêmica e administrativa. A participação de todos é importante para que as decisões possam ser tomadas com base em informações precisas e corretas.