Processo Seletivo Medicina

O que os médicos fazem?

Quando se dedica à medicina preventiva, o médico cuida da saúde da população, traçando planos para garantir condições mínimas quanto à alimentação, moradia e hábitos de higiene, prevenindo epidemias e impedindo a disseminação de doenças. Na área acadêmica, realiza pesquisas e atua como professor nas escolas de medicina e hospitais.

O mercado de trabalho em Medicina?

A Medicina é reconhecida por ser uma profissão que proporciona estabilidade financeira. Com o crescimento populacional e com o surgimento de novas doenças, o mercado de trabalho na área médica requer, ao mesmo tempo, profissionais de formação generalista (médico de família, clínico geral, cirurgião geral, pediatra, ginecologista e obstetra) e profissionais altamente especializados para procedimentos e doenças mais específicas. Assim, há oportunidade para o profissional formado nessa área em diversos campos, áreas de atuação e locais, podendo trabalhar em grandes metrópoles ou em pequenas cidades do interior.

Com a maior média salarial entre as profissões tradicionais, dificilmente se encontra um médico que não esteja exercendo sua profissão. Desde a atuação em medicina geral até em especialidades pouco conhecidas, o profissional da Medicina é sempre requisitado devido à vasta demanda na área de saúde. Além dos salários médios maiores e do baixíssimo índice de evasão profissional, a Medicina é a profissão que possui a maior taxa de empregabilidade, atingindo quase 100% dos profissionais que seguem a carreira.

Por que estudar Medicina no ITPAC Palmas?

O profissional médico preparado e com uma boa formação acadêmica é essencial para a sociedade. O curso de Medicina do ITPAC Palmas, além de ter recebido um dos melhores conceitos pelo MEC, tem como objetivo formar profissionais éticos e generalistas, com visão humanística, crítica e reflexiva, aptos para o exercício da medicina na Rede de Atenção à Saúde, com ênfase na Atenção Primária em Saúde e nos serviços de urgência e emergência, atuando nas áreas de Atenção à Saúde, Gestão em Saúde e Educação em Saúde; bem como preparar para a participação no desenvolvimento social, além de estimular o desenvolvimento da responsabilidade social, espírito científico, do pensamento reflexivo e da criação cultural.

O modelo pedagógico está em consonância com as mais modernas tendências em Educação Médica, baseado na autonomia, aprendizagem de adultos, crítico-reflexiva e centrada no estudante, que é o sujeito ativo da aprendizagem, tendo o professor como mediador do processo de ensino-aprendizagem. Assim, o curso utiliza estratégias ancoradas em métodos ativos de ensino-aprendizagem, preferencialmente em pequenos grupos, onde a motivação, a problematização, a interdisciplinaridade e a vivência prática no sistema de saúde permitem uma individualização da experiência educacional do aluno.

As estratégias de ensino-aprendizagem adotadas promovem o “aprender a aprender” e privilegiam o desenvolvimento do raciocínio crítico-reflexivo, considerando o conhecimento prévio sobre o tema e a busca de solução para os problemas e situações de saúde que o estudante enfrentará no exercício profissional. Além disso, incentiva o desenvolvimento das habilidades de metacognição (capacidade do indivíduo de monitorar e autorregular os próprios processos cognitivos – “saber o que sabe e o que não sabe”) e o “aprender fazendo”, por meio da integração teoria-prática, desde o início do curso, nos módulos.

O perfil do profissional a ser formado apresenta relação com a metodologia de ensino aplicada a partir do desenvolvimento das competências previstas nos componentes curriculares. O corpo docente é alvo permanente de um Programa de Formação e Desenvolvimento, e os alunos são preparados e estimulados para aprendizagem por meio de metodologias inovadoras.

INSCRIÇÕES ABERTAS


Modalidade: Presencial

Tipo de Formação: Bacharelado

Turno: Integral

Duração: 12 Semestres (6 anos)

Carga Horária: 8.652 Horas

Mensalidade: À divulgar

Total Vagas: 110 Vagas



EDITAIS

RESULTADOS


Tem alguma dúvida? 

Entre em contato conosco através do Whatsapp.

Whatsapp